About the chinese people and China in general

Sim, os chineses não são surpresa para nós... sempre tivemos de conviver com eles nos restaurantes chineses, nas lojas de "coisas" chinesas e agora nos restaurantes ditos japoneses...
Sim, os chineses nunca foram simpaticos para nós...
Sim, em cativeiro não é diferente, simplesmente ficamos a conhece-los melhor (ou para o pior!):

1 - Higiene, tanto para evoluir!
  Se tens mais de 40 anos na China, então cospes para o chão de 5 em 5 minutos, homem ou mulher. Felizmente as novas gerações já não têm este hábito. A cuspidela é sonoramente violenta e assutadora.
  Os bebés não usam fralda, usam umas calças com um buraco e andam sempre com o rabinho à mostra. Quando a mãe percebe que a criança precisa de fazer necessidades, iça-a na posição de cadeirinha e lá vai a necessidade, quer seja num restaurante, no meio da rua, enfim! (foto do rabinho da criança!)
  As casas de banho publicas são daquelas com buraco no chão...
  As cozinhas dos restaurantes, têm as panelas no chão muito sujo... melhor mesmo é não olhar!

2 - Transito: a buzina, as prioridades e os veiculos de 2 rodas!
  Num veiculo motorizado buzinar mais do que travar é obrigatorio! Eles buzinam com 2 objectivos: "sai da frente que eu quero passar" e "Estou a passar, tás a ver, PIP PIP PIP". Imagine-se a sinfonia!
  Na estrada, o objecto com maior porte tem prioridade. Regras que eles cumprem à risca!!! Desta forma as pessoas nunca têm prioridade, mesmo numa passadeira com sinal verde!
  Apesar da confusão de transito de todas as cidades, a maiorida dos chineses desloca-se de bicicleta ou bicicleta motorizada. Existem vias proprias para veiculos de duas rodas, e nessas vias vale tudo, andar no sentido contrário, etc.
  Ora, nos cruzamentos tudo se cruza: chineses aos milhões nas passadeiras, vias de bicicleta com duplo sentido, vias de veiculos motorizados... com a regra das prioridades e com buzinadelas... é imaginar!

3 - Nivel de vida "cheap" e regateado
  Como eles acham que nós, estrangeiros, somos capitalistas e muito ricos e eles coitadinhos uns pobres, vem-se-lhes uma ansia de pedir um preço 5x maior, a ver se cola e se enganam mais um ricaço estrangeiro. Deve ser cartilha do Mao! Obviamente entre eles não negoceiam!
  Algumas coisas na China são estupidamente baratas, tais como comida e transportes publicos. Uma refeição num bom restaurante custa em média 5€/pessoa. Uma viagem de metro em Pequim custa 0,2€. O restante é mais barato mas normal.

4 - Porque é que os chineses são todos magros?
  Porque a comida deles é mazinha! Mesmo a que até se come bem, a comida não é gulosa, não dá gulodice, não apetece repetir. E também porque os pratos têm pouca carne ou peixe (e mesmo a carne é quase sempre branca), é quase tudo à base de lugumes, ovos, arroz e massa de arroz!
  Adicionalmente, as cidades são muito grandes e eles deslocam-se de bicicleta!

5 - Always in fashion
  Mesmo que se esteja no meio de uma montanha e esteja a chover, para quê uma gabardine e uns tenis? As chinesas andam sempre bem vestidas e de salto alto, com tudo a condizer, qualquer que seja a circunstancia!
  98% das chinesas teenagers usa franja! É franja "farda"! Mas porquê? Não lhes favorece nada! Acho que é mais uma questão de "estou na moda"!
  E depois vêm os telemoveis como outro objecto "cool" e obrigatorio! Todos os chineses têm telemovel, mas não é um telemovel qualquer, tem de ser um topo de gama. E têm de estra sempre com ele na mão a fazer qualquer coisa em todas a circustancias: sms, musica, ler livros, jogos e até a fazer desenhos no paint (no meio do metro todo apinhado). A comer têm os pausinhos numa mão e os telemovel na outra (está desvendada a razão de ser dos pauzinhos!).

6 - Falta de civismo
  Por todo o lado existem outdoors, filmes, etc de "como se comportar" com regras muito básicas de civismo e às vezes com bonecos como se fosse para crianças de 3 anos!
  E realmente é muito necessário... por exemplo:
  Não sabem respeitar uma fila simples... na Expo, numa fila de 10 minutos, tive de gritar 5x "NO" a uma chinesa para não nos passar à frente.
  No metro, há setas a indicar onde se devem posicionar (mas claro que eles se poem na seta contraria, no exacto local onde vão sair as pessoas de dentro do comboio)!
  Pode ir um chinês com uma criança ao colo em pé num transporte publico que de certeza que ninguem lhe vai ceder o lugar (pelo contrario, se puderem correm mais rápido para se sentarem primeiro!)
 And so on...
 

  Na China tudo é uma maravilha!
  Aconcelho os adeptos do PCP e BE a visitarem a China e a experienciarem as maravilhas do comunismo!

Into China

Regressámos! E o Blogger está bloqueado na China! Ainda tentámos aceder ao blogue por um site pirata mas não permitia actualiza-lo :(
Correu tudo bem, muitas aventuras e muitos locais lindissimos... Quanto às aventuras diárias já não vai para dar para a relatar no bloque, só mesmo pessoalmente. Relativamente aos locais lindissimos ficam aqui algumas fotos... Escolhemos uma ou duas por dia...
1º Dia – Pequim (Praça Tian'an men)
2º Dia - Pequim (Cidade Proibida e arredores)


3º Dia - Muralha da China

4º Dia - Pequim (Quian Men e Parque Bei Hai)



5º Dia - LuoYang e as Grutas de Longmen


6º Dia - Xi'an (o Exercito Terracota)


7º Dia - Xi'an (a cidade)


8º Dia - Chengdu (Dafo, o grande Buda)



9º Dia - Chengdu (Centro de criação de Pandas)



10º Dia  - Guilling (a cidade)

11º Dia - Cruzeiro no rio Li e Yangshou


12º Dia - Viagem de Yangshou - Cantão - Hong Kong
13º Dia - Macau


14º Dia  - Hong Kong (a cidade)

15º Dia - Shanghai (Bund e Pudong)


16º Dia - Suzhou (Veneza chinesa)

17º Dia - Shanghai (Cidade velha e concessão francesa)


18º Dia - Hangzhou (a cidade do lago gigante)


19º Dia - Expo Shanghai 2010